quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Projeto Reflorestar (Engenheiro Agrônomo José Ramón Estrada Valle)

O Projeto Reflorestar é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e tem como objetivo promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, estimulando a adoção de práticas de uso sustentável dos solos.
A meta é a recuperação de 80 mil hectares até 2020 por meio deações de restauração e conservação da vegetação nativa, desmatamento evitado e arranjos florestais de uso sustentáveis, conforme previsto pelo Governo do Estado no Planejamento Estratégico 2015/2018.
Esta também é a contribuição do Estado para o Desafio 20x20, iniciativa proposta por países da América Latina e Caribe (LAC), na Conferência das Partes (COP 20) no Peru, em 2014, para restaurar e/ou evitar o desmatamento em 20 milhões de hectares.
Por sua vez, a Iniciativa 20x20 está alinhada com ações de amplitude global, como a Declaração de Florestas da Cúpula de Clima de Nova York, o Desafio de Bonn de restauração de 150 milhões de hectares até 2020 e com movimentos nacionais focados no Bioma Mata Atlântica, como o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Desde 2017 estamos reflorestando com mudas nativas, na certeza de que haverá um retorno muito positivo para toda a sociedade, sobretudo para as próximas gerações.

Como participar ?
Para participar basta se cadastrar aqui.
Todos os anos, ao início de cada ciclo do Projeto, serão anunciadas as metas e as áreas prioritárias de atendimento, sendo selecionados os produtores rurais cadastrados. O anúncio das metas e das áreas prioritárias, bem como, demais informações necessárias para participação, será feito por meio de edital de convocação Seama/Reflorestar, no segundo semestre de cada ano.
 São necessários os seguintes documentos:
  • CPF e RG;
  • Comprovante de residência;
  • Certifi­cado de Cadastro do Imóvel Rural – CCIR, ou outro documento que comprove a posse da propriedade a ser atendida;
  • Certidão Negativa de débitos federal, estadual e municipal.
Em Setembro de 2019, estaremos realizando o plantio de 700 mudas de nativas, em atendimento ao Projeto Reflorestar, aonde a orientação técnica (de adubação orgânica e seleção de espécimes) deste plantio foi feita pelo Engenheiro Agrônomo e de Saúde e Segurança do Trabalho José Ramón Estrada Valle:

Mais informações:
Telefone: (27) 3636-2578
E-mail: reflorestar@es.gov.br

Fonte: https://seama.es.gov.br/programa-reflorestar

domingo, 25 de agosto de 2019

Laudos de Vistoria Técnica das Pontes e Viaduto da Grande Vitória (Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Espírito Santo)

Bom dia a todos!

Nada melhor do que começar mais uma semana oferecendo em primeira mão um serviço que nós da Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Estado do Espírito Santo realizamos, em atendimento a TODA população capixaba e conforme o convênio de cooperação técnica e institucional firmado com a Assembléia Legislativa do Espírito Santo através da Comissão de Infraestrutura (COINFRA).

Os presentes laudos tem por objetivo verificar as condições físicas em que se encontram as estruturas e instalações dos Viadutos e Pontes da Grande Vitória.


Infelizmente em TODAS as estruturas vistoriadas, encontramos condições físicas preocupantes, na medida em que apresentam ANOMALIAS CONSTRUTIVAS decorrentes de fenômenos/agentes da Natureza/Meio Ambiente.

As estruturas avaliadas apresentam principalmente FALHAS DE MANUTENÇÃO, devido a não intervenção preventiva e corretiva, para combater os efeitos deletérios da ação dos fenômenos da NATUREZA e das condições de uso, absolutamente previsíveis para as estruturas analisadas.
A situação encontrada denota, portanto, a ausência de um sistema de manutenção periódica, seja preventiva ou corretiva.

Alertamos para a imediata atenção das autoridades e da população, pois as estruturas aqui estudadas, em geral se encontram em estado avançado de deterioração, aonde podemos citar: o desplacamento do concreto, ferrugem, perda de sessão das armaduras destas estruturas, desenvolvimento de vegetação, infiltrações entre outras patologias. Caso não sejam adotadas medidas corretivas para estas patologias, podemos ter o desplacamento do concreto e por sua vez a precipitação deste material sobre os veículos e pedestres que se utilizam destas Pontes e Viadutos para seus deslocamentos diários, ocasionando graves acidentes. Dentre outras patologias, podemos citar também a deterioração e ausência de guarda corpo, o que representa um grande risco para as pessoas que trafegam nestas vias.

Quer ter acesso a estes laudos GRATUITAMENTE e ainda por cima ficar por dentro de como funciona a confecção de um Laudo/Perícia de Engenharia? aqui.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Sessões Transversais - Terraplanagem (Engenheiro Civil Igor Estrada Achá)

Neste tópico serão abordadas as Sessões Transversais de um levantamento Topográfico com a finalidade de se realizar um Projeto de Terraplanagem.

Para elaboração do trabalho aqui mencionado, é necessário ir a campo e realizar o levantamento de dados com o uso de uma Estação Total, Teodolito ou mesmo um GPS Geodésico.

Em posse dos dados coletados em campo, procedemos com a transferência destes para o computador e posteriormente, com o uso do programa de Engenharia TopoGRAPH, é possível trabalhar os dados conforme as cotas de Projeto solicitadas pelo cliente.

Como resultado, temos um Projeto de Terraplanagem completo, composto de Relatório de Terraplanagem (aonde temos os montantes de corte e aterro), modelo/representação 3D para facilitar a interpretação do cliente e também as Sessões Transversais (que compreendem o estaqueamento realizado e o avanço gradativo das estacas para dentro da área estudada, aonde temos a confrontação real do terreno com a solicitada de Corte ou Aterro pelo cliente).

Quer saber como é apresentada uma Sessão Transversal de um Projeto de Terraplanagem e ter acesso GRATUITO a um de meus projetos? Clique aqui.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Modelagem 3D para Serviços de Terraplanagem

Boa tarde a todos!

Neste post será abordada a Modelagem 3D para Serviços de Terraplanagem. Tem interesse em saber mais a respeito? Continue lendo o conteúdo aqui abordado!

Após a realização da coleta de dados em campo (com o uso de uma estação total ou GPS Geodésico), é feito o processamento dos dados com o uso do Software TopoGRAPH, com a finalidade de calcular os volumes de terraplenagem (Corte e Aterro), para projetos residenciais, industriais, viários e elaboração de notas de serviço/orçamentos.

Como resultado, temos o seguinte modelo 3D (aonde o levantamento topográfico foi realizado pelo Engenheiro Civil Igor Estrada Achá, em atendimento a um cliente):


Para oferecer o levantamento referido acima (vide foto), foi utilizada a Estação Total marca Leica modelo TC 405, que oferece precisão indiscutível e garante total qualidade ao serviço oferecido.

Para este serviço, em específico, temos o seguinte relatório de Terraplanagem (Corte e Aterro, conhecido popularmente como "Bota-Fora"):
Necessita de serviços e levantamentos de Terraplanagem, Georreferenciamento, Topografia ou mesmo Projetos para a sua obra?

Entre em contato com um profissional qualificado, estou seguro que posso atender a sua demanda!
Realizo levantamentos para Arquitetos, Advogados, Empresas, Pessoa Jurídica entre outros!
Entre em contato via mensagem e solicite uma visita/orçamento.

Será um prazer lhe atender!

domingo, 11 de agosto de 2019

Modelo de Relatório de Terraplanagem - Engenheiro Civil Igor Estrada Achá

Ao realizar um levantamento topográfico com a finalidade de se emitir um Relatório de Terraplanagem (contendo os resultados do memorial de cálculo, aonde temos os quantitativos de Corte e Aterro), é imprescindível caprichar na apresentação do trabalho final!

Como um prestador de serviços de Engenharia, temos de prezar pela qualidade de nossos levantamentos, mas também pela apresentação dos documentos que serão entregues ao cliente.

Para te auxiliar da melhor maneira nesta tarefa, disponibilizamos em primeira mão neste post o meu Modelo de Relatório de Terraplanagem, que utilizo inclusive para entregar trabalhos a meus clientes!

Tenha acesso GRATUITO a este documento clicando aqui.

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

A importância do Georreferenciamento e sua Certificação

Hoje foi dia de realizar o levantamento de dados em campo para a rede de Supermercados EPA, com uso do GPS Geodésico (EPOCH 25 L1/L2 - da Spectra Precision).

A finalidade deste serviço? Gerar uma planta GEORREFERENCIADA do imóvel para atender as atuais exigências das prefeituras em relação a ampliação da unidade do EPA, localizada em Jardim América, Cariacica - Espírito Santo.

O georreferenciamento se define na descrição de um imóvel  levando em conta suas características, relevo, limites e confrontantes através de um memorial descritivo e levantamento de dados em campo. Se faz necessário quando ocorrer toda e qualquer transação imobiliária, como a compra e venda, desmembramento, sucessão familiar, partilha, remembramento, hipoteca, em caso de ações judiciais e também para obtenção de linhas de financiamento bancário.

Qual profissional está habilitado para realizar o georreferenciamento e a sua certificação?
Profissionais com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), que estejam em dia com suas obrigações perante o Conselho e acima de tudo, sejam previamente credenciados pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

A pós graduação em Georreferenciamento de Imóveis Urbanos e Rurais (Lato Sensu) tem como público alvo os seguintes profissionais: Engenheiro Civil; Engenheiro Agrônomo; Engenheiro Ambiental; Engenheiro Florestal; Arquitetos e Urbanistas. Vale lembrar que para Engenheiros Ambientais, ainda é necessário dar entrada com processo na câmara da Engenharia Civil (a qual irá deferir ou não este) para se tornar um certificador. Antes de dar início a esta especialização, é conveniente checar quais passos serão necessários para se tornar um certificador de um serviço de Georreferenciamento. O Engenheiro Civil não enfrenta barreiras para se tornar um certificador, após o término de sua especialização.

Quem se beneficia com a certificação do Georreferenciamento?
A sociedade como um todo, uma vez que através deste serviço é realizada a integração eficaz do cadastro e registro de imóveis (urbanos e rurais). Temos como resultado a valorização do imóvel, redução de fraudes e como consequência maior segurança nas transações que envolvem os mercados atendidos por imobiliárias, financeiras, seguradoras e por fim, pessoas que realizam compra e venda de imóveis.

O que está esperando para contratar um profissional habilitado para realizar o Georreferenciamento  e certificação do seu imóvel? Evite a depreciação!


Entre em contato através do e-mail: igor_acha@hotmail.com ou nos envie uma mensagem diretamente em nosso perfil no instagram: https://www.instagram.com/engenharia.social/?igshid=edparqshwuz8

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Modelo de Contrato de Prestação de Serviços de Engenharia

Tem interesse em saber como oferecer seus serviços de forma clara aos clientes e além disso garantir seus direitos como Prestador de Serviços de Engenharia?

Neste post eu gostaria de disponibilizar a TODOS e de forma TOTALMENTE GRATUITA meu contrato de prestação de serviços, o mesmo que uso para fechar negócios com meus clientes!

Quer ter acesso a este documento tão importante na hora de formalizar sua prestação de serviços? Clique aqui.

DER-ES Lança Edital de Concurso com vagas para ENGENHEIROS em Março de 2023 - Agro Engenharia Social 👷🏽‍♂️

Nós do Agro Engenharia Social, viemos através deste comunicar que o Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-...