terça-feira, 7 de abril de 2020

Bocais de Lâmpada - qual devo usar? Como interpretar as siglas?

Boa noite a todos,

Com o intuito de seguir oferecendo conteúdo em modo home office, nós do Engenharia.Social viemos através deste sanar algumas dúvidas referentes a lâmpadas e seus diferentes modelos e aplicações. Neste post serão abordadas apenas lâmpadas de LED (visto que são as mais eficientes e substituem perfeitamente - em tonalidade/cor e lúmens, as lâmpadas halógenas e eletrônicas).






A lâmpada utilizada na foto já acompanha um sensor de movimento integrado, que acende a mesma imediatamente após detectar qualquer movimentação, além disso é dotada de um sistema de temporizador que apaga a lâmpada após 30 segundos (caso o sensor não detecte nenhum outro movimento).


Ao se dirigir a um material de construção, é comum se deparar com variados soquetes de lâmpadas (E11, E12, E14, E17, E26 / E27, E40, GU10, MR11, MR16, G4, G5, G5.3, G8, G9, G13, GY6.35, entre outros).

A sigla “E” vem referenciada a Thomas Edison, inventor da lâmpada. O número que segue corresponde ao diâmetro em mm (milímetros) da base da lâmpada.
Temos então que, a base de uma lâmpada E27 tem o diâmetro de 27mm.

Quando falamos de lâmpadas dicróicas, as mesmas trazem pinos em sua base. Se uma lâmpada traz a sigla GU10, o número 10 indica que o diâmetro da base possui 10 mm de diâmetro.

A sigla MR é dada as lâmpadas com refletor multifacetado "multifaceted reflector" e é amplamente usada na decoração de ambientes (não aquecendo e nem desbotando o ambiente e ou objetos - para aquelas lâmpadas que não emitem infravermelho nem ultravioleta). Como estamos tratando exclusivamente de LED's, a maioria é oferecida no mercado com a opção BIVOLT. No caso da MR16, o número 16 indica que o diâmetro da base possui 16 mm de diâmetro.

Para as lâmpadas tubulares de LED (T5, T8, T10, T12) a instalação deve ser feita sem reator e pode perfeitamente ser feita utilizando apenas o soquete em um dos pontos de fixação. O soquete a ser utilizado para a lâmpada tubular T5 é o G5 e para as lâmpadas tubulares T8, T10 e T12 se deve utilizar o soquete G13. No modelo T5 o diâmetro é de 15 mm, já no modelo T8 o diâmetro da lâmpada é de 26 mm, no modelo T10 temos 33,5 mm de diâmetro e no modelo T12 o diâmetro é de 38 mm (estas medidas podem sofrer alteração conforme fornecedor).



Apenas para fins de curiosidade: hoje tem dia, temos lâmpadas LED que além de proporcionar iluminação para o ambiente, nos oferecem também uma experiência sensorial através da música (sim, elas já vem com sistema de som integrado com conexão via Bluetooth), além de contar com LED RGB (que é capaz de trocar de cor). Temos também no mercado, lâmpadas que possuem finalidades específicas - como por exemplo, podemos citar as "Grow Lights", que podem ser amplamente utilizadas na agricultura ao oferecerem o espectro completo (que por sua vez estimulam o desenvolvimento da planta, a floração e contribuem no desenvolvimento de frutos sadios - promovendo a divisão celular).

Precisa regularizar a sua obra? Necessita de Projeto? Necessita de um profissional especializado para atender uma demanda? Vai construir?
Oferecemos os seguintes serviços:


  • Projetos Arquitetônicos e Estruturais
  • Acompanhamento e Execução de Obra
  • Georreferenciamento de Imóveis Urbanos e Rurais
  • Levantamento Topográfico
  • Emissão de Laudo Técnico
  • Realização de Perícia
  • Engenharia de Saúde e Segurança do Trabalho
  • Licenciamento Ambiental
  • PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
  • CAR (Cadastro Ambiental Rural) 
  • Consultoria e Gerenciamento de Propriedades Rurais
  • Orientação e Manejo Orgânico de Lavouras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DER-ES Lança Edital de Concurso com vagas para ENGENHEIROS em Março de 2023 - Agro Engenharia Social 👷🏽‍♂️

Nós do Agro Engenharia Social, viemos através deste comunicar que o Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-...